A Região

A Região de Colares Demarcada desde 1908

É a Região Demarcada mais ocidental da Europa continental e a mais pequena região produtora de vinhos tranquilos do país. Uma viticultura original com técnicas culturais invulgares e ancestrais!

Localização

Limitada a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Sul pela Serra de Sintra, a 25 km Noroeste de Lisboa, a Região Demarcada de Colares compreende as antigas freguesias de Colares, São João das Lampas e São Martinho, do concelho de Sintra.

O Nosso orgulho

Colares

Viticultura irracional? Um paradoxo? Sim. Felizmente nem todo o Mundo Vitícola se encontra escrito a preto e branco!

 

Região

Colares

Altitude

110 m

Latitude

38° 48′ 21.0348″ N

Longitude

-9° 27′ 7.1094″ W

Castas

Castas autóctones e exclusivas (Ramisco e Malvasia de Colares)

Videiras

Plantadas em pé-franco (não-enxertadas) e pré-filoxera

Solos

Arenosos profundos, sem cócegas de filoxera

Influência

Forte influência Atlântica, na ponta mais ocidental do Continente Europeu!

Clima

Ventos fortes e salgados que condicionam a produção!

Nevoeiros e Neblinas

Numa região que apresenta um dos mais baixos índices de insolação estival em Portugal

Batalha

Uma batalha constante contra a perda de terreno devido à especulação imobiliária

O Verdadeiro Atlântico, Mineral e Salgado!

Clima

O clima é muito específico devido à proximidade do mar, a temperatura é amena e a região é fortemente fustigada pelos ventos marítimos, apresentando elevada percentagem de humidade relativa. Assim, as vinhas têm necessariamente que ser protegidas desta influência marítima e, para isso, os viticultores utilizam o que a natureza lhes oferece; canas secas com as quais constroem as paliçadas. Devido ao vento as vinhas crescem rasteiras, sem recurso a sistemas de suporte, concorrendo para um aspecto paisagístico único no panorama vitivinícola nacional.

Um Pouco de História

Filoxera, a praga que Colares não conhece!

Conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1147, a Vila de Colares gozava já de grande importância pois é mencionada independente de Sintra. 

Numerosos documentos atestam a presença de vinha na região aquando da fundação da Nacionalidade (séc. XII), entre os quais se encontra a carta foral de Sintra. 

Pensa-se que a introdução da casta ´Ramisco´ na região se deve ao rei D. Afonso III (séc. XIII), que a teria trazido de França. O grande enólogo Ferreira Lapa afirma que “o Colares é o vinho mais francês que possuímos”. O rei D. Dinis (séc. XIII-XIV) aplicou aos mouros, donos das terras de Colares, um tributo no qual se inclui uma quarta parte da produção de vinho da região. A primeira exportação de vinho de Colares, documentada, efectuou-se no reinado de D. Fernando I (séc. XIV). D. João I (séc. XIV-XV) ofereceu esta região a D. Nuno Alvares Pereira como recompensa pela vitória de Aljubarrota. 

No séc. XVI a produção de vinho da região era suficiente para dar resposta ao consumo nacional. 

Nas viagens à Índia (séc. XVI) o vinho de Colares era um dos preferidos pela sua longevidade. 

A casta ´Ramisco´ foi descrita pela primeira vez em 1790. 

 Em 1865 verificou-se no norte do país a entrada da filoxera, praga que dizimou grande parte da vinha europeia. Em Colares, as castas instaladas em solo arenoso resistiram a esta praga, facto que contribuiu muito para o incremento da vinha.  

A razão: o insecto não consegue atingir as raízes das videiras devido à profundidade a que estas são plantadas, isto é, à enorme camada de areia existente entre a superfície e o barro. 

Ainda hoje, Colares mantém toda a originalidade genética da Vitis europeia e das suas variedades autóctones, pois não necessitamos de recorrer aos porta-enxerto de Vitis americana para controlar a praga. As nossas vinhas de areia não são enxertadas são, por isso, todas de “pé-franco” 

No início do século XX (1908) o rei D. Manuel II distingue a região vitivinícola de Colares concedendo-lhe o estatuto de Região Demarcada. 

Faça o download do nosso folheto informativo e glossário geral aqui: Ficheiro PDF 

Bem-Vindo à Adega Regional de Colares

Ao clicar em entrar, está a confirmar que tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas no país onde se encontra.

A Adega Regional de Colares, CRL defende o consumo responsável e moderado de bebidas alcóolicas.

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência de utilização.