Adega de Colares
Desde 1931
A Adega Cooperativa mais antiga de Portugal!
Desde 1931, o objecto principal desta cooperativa é efectuar, pelos meios e técnicas adequadas, a vinificação das uvas provenientes das explorações dos seus associados, desempenhando assim uma importante função social, relativa ao sector agrícola do concelho de Sintra. A Adega encontra-se muito perto dos associados através da assistência técnica aos viticultores e apoio à sua actividade. Com tão antiga tradição e tão notável tipicidade, vinha e vinho da região de Colares são um verdadeiro museu vivo e um ex-libris da mesma. Os seus problemas e a sua sobrevivência transcendem o mero âmbito da economia e passam a constituir uma questão cultural. O nosso grande objectivo é a protecção e preservação da Cultura do Vinho de Colares.
Explore
A nossa História
1931
Fundação
Fundada em 1931, a Adega Regional de Colares reúne actualmente mais de 50% da produção da região e mais de 90% dos produtores. O Edifício é imponente, o seu interior é deslumbrante pela sua dimensão e número de tonéis que alberga, constituindo a zona de estágio e envelhecimento em madeira por excelência, desta Região Demarcada. Esta adega cooperativa sempre foi considerada um cartão de visita nacional e um edifício histórico da região de Sintra. Por lá têm passado destacadas figuras da política e da cultura nacional e internacional, principalmente em refeições, festas, provas de vinho, etc., que ainda hoje se organizam na sua nave principal.
Conheça
A Equipa
Homenageando as equipas do passado, que cuidaram deste património até aos nossos dias, apresentamos a equipa do presente, herdeira da tradição e da filosofia desta casa emblemática do património vitícola português.
Viticultores
Os mais importantes perpetuadores da viticultura heroica de Colares: Ana Lídia Viana, António Paulo da Silva, Iria Clemente, Filipe Chiolas, João e José Corvo, Joaquim Clemente, José Fonseca Franco, José Sequeira, José Neves Vicente, José Vicente Paulo, Rui Estevão, Cenintel (Escola Profissional B. Vasconcelos).
Administração: José Vicente Paulo
Enologia: Francisco Figueiredo
Enoturismo: Pedro Lobo Gaspar
Responsável Administrativa e Apoio à Loja: Joana Palma
Comercial: João Paixão
Operacional: Rosa Correia